Foco

Te ajudamos a aprender o que precisar. Estude com dedicação!

Sonhe

Te ajudamos a alcançar seus objetivos através dos estudos!

Conhecer

O conhecimento apresentando o mundo de uma nova forma para você.
 

Um pouco sobre: Literatura

sábado, 5 de julho de 2014

Literatura é a forma de arte que usa a palavra para produzir trabalhos em prosa ou verso. É a forma que os escritores utilizam para transmitir no texto sua visão da realidade, usando da emoção e artifícios próprios dessa arte.

“Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador: o poeta pode contar ou cantar coisas, não como foram mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido, mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja”. (Miguel de Cervantes – Dom Quixote de La Mancha)

A forma de escrever um texto não possui muitas regras fixas, o autor manipula as palavras para atingir determinado efeito, passar uma ideia, sensação ou sentimento e assim explorar a intelectualidade dos leitores, que podem dar interpretações diferentes, de acordo com sua formação cultural e vivência.

O escritor, quanto ao conteúdo e estrutura, pode variar o gênero. A maioria dos estudiosos classifica a literatura em três gêneros literários, que por sua vez subdividem-se conforme o teor.

LÍRICO

A palavra lírico vem do grego “lira”, instrumento musical de cordas muito usado em tempos antigos. O poeta contava ou cantava suas obras ao som desse instrumento.
Neste tipo de gênero impera a subjetividade de um “eu” que prefere como temas o amor (principalmente), Deus, a natureza, a dor etc. A esfera que o lírico procura atingir é a emocional, inclusive no leitor.
Este gênero manifesta-se principalmente por meio da poesia. Os poemas subdividem-se, quanto ao conteúdo e estrutura, em:

Ode: poesia de exaltação;
Elegia: poesia que fala de fatos tristes;
Idílio: poemas sobre temas pastoris;
Sátira: poesia que ridiculariza características do comportamento;
Soneto: composição de 14 versos distribuídos em 2 quartetos e 2 tercetos, rica em métrica;

DRAMÁTICO

O gênero consiste em encenação de um texto, escrito em prosa ou verso, em que acontecimentos, comportamentos e/ou conflitos são expostos pelas personagens (atores) ao público, para que este reflita. Os atores representam pessoas comuns ou heróis e seus feitos.
O gênero dramático subdivide-se em:

Tragédia: descreve ações humanas que geram terror, medo ou piedade, levando o espectador a refletir sobre seus próprios atos;
Comédia: é um texto crítico que leva o público a rir pelo ridículo das ações cometidas pelo homem na sociedade;
Farsa: menor que a comédia, em extensão e número de atores, mas muito semelhante no teor.
Auto: texto também pequeno, mas de cunho religioso, em que os atores representam entidades simbólicas (a hipocrisia, a virtude, a avareza etc.) e exaltam os valores religiosos

ÉPICO

É constituído por obras em prosa ou verso (a imensa maioria, em prosa), em que o autor narra fatos heroicos, históricos ou os fatos da vida de uma ou mais personagens. O núcleo do gênero épico, portanto, é o acontecimento. Neste gênero as personagens estão em local e tempo determinados. A narrativa, o contar uma história ou fato, é elemento essencial desse gênero. Subdivide-se em:

Romance: texto dotado de complexidade e trama com conflito central, mas que pode ter foco em outros; sua trama desenvolve-se segundo a ênfase dada pelo autor: policial, aventura, de comportamento psicológico ou social etc.
Novela: narrativa mais curta, centrada ou seriada em um foco apenas.
Conto: narrativa ainda mais breve que a novela, porém, não seriada e também com apenas um foco.

Bibliografia recomendada:

CÂNDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira. São Paulo: Martins, 1964.

0 comments:

Postar um comentário

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.