Biomas segundo o ecologista norte-americano Clements, é "comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunida de biótica".
Não existe consenso a respeito de quantos biomas existentes no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 biomas diferentes que variam de acordo com a faixa cllimática.
Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias). É possível observar também as diferentes características de cada bioma, as espécies que habitam, as estações do ano, que em alguns biomas é claramente representada (como na floresta caducifólia).
Os biomas aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Os de água doce podem ser de águas lênticas ou paradas (lagos, lagoas) e de águas em movimento ou lóticas (rios, riachos e represas). O bioma de água salgada é o ambiente marinho, no qual se distinguem os domínios bentônico (fundo) e pelágio (relativo às massas de águas).
Os principais biomas do ambiente terrestre:
1. Tundra: recebe pouca energia solar e pouca precipitação, esta ocorre geralmente sob forma de neve e o solo permanece a maior parte do ano gelado. Esse tipo de bioma pode ser encontrado no círculo polar Ártico, compreende Norte do Alasca e do Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria.
Por causa das condições desfavoráveis esse bioma apresenta poucas espécies capazes de suportar o clima frio. Por haverem apenas dois meses da estação quente, as plantas completam o ciclo de vida num espaço de tempo muito curto: germinam as sementes, crescem, produzem grandes flores (comparadas com o tamanho das plantas), são fecundadas e frutificam, dispersando rapidamente suas sementes.
2. Floresta Boreal: floresta de clima mais ameno, vegetação mais rica (se comparado ao da Tundra), localiza-se no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.
Na floresta boreal os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. O período de crescimento dura três meses e as chuvas são poucas.
3. Floresta Temperada: predominantemente no hemisfério norte, leste dos EUA, oeste da Europa, leste da Ásia, Coreia, Japão e partes da China. A quantidade de energia radiante é maior, nítidas estações do ano, a maioria dos animais (nesse bioma) migram, hibernam ou adaptam-se para suportar o frio intenso.
4. Floresta Tropical: situa-se na região intertropical. A maior área é a Amazônia, a segunda nas Índias Orientais e a menor na Bacia do Congo (África). As chuvas são regulares e abundantes.
A parte superior da floresta é formada por árvores que atingem 40m de altura, formando um dossel espesso de ramos e folhas. No topo a temperatura é alta e seca. Debaixo desta cobertura ocorre outra camada de árvores, que chegam a 20m de altura, outras a 10m e 5m de altura. Este estrato médio é quente, mais escuro e mais úmido, apresentando pequena vegetação. O estrato médio caracteriza-se pela presença de cipós e epifítas. A diversidade de espécies vegetais e animais é muito grande.
5. Campo: é um bioma caracterizado por apresentar um úmido estrato de vegetação. O número de espécies é muito grande, mas representado por pequeno número de indivíduos de cada espécie. A localização dos campos é muito variada. Durante o dia a temperatura é alta, porém a noite a temperatura é muito baixa. Muita luz e vento, pouca umidade.
6. Deserto: apresenta localização variada e se caracterizam por vegetação muito esparsa, e o solo árido. Durante o dia a temperatura é alta, mas à noite ocorre perda rápida de calor, que se irradia para a atmosfera e a temperatura torna-se excessivamente baixa. As plantas desérticas apresentam ciclo de vida curto. Durante o período chuvoso germinam as sementes, crescem, florescem, frutificam, dispersam as sementes e morrem.
7. Savanas: savana é o nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. Apresenta duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca, recebe enorme quantidade de luz solar. Existem vários tipos de savana: savanas tropicais, subtropicais, temperadas, mediterrâneas, pantanosas e montanhosas.
Bibliografia indicada:
- Biomas brasileiros - retratos de um Brasil Plural
Autor: Scarano, Fábio R.
Editora: Casa da Palavra
Temas: Geografia Geral, Biomas, Biodiversidade, Ecologia, Meio Ambiente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lorem
Please note:
Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.
Ipsum
Please note:
Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.
Dolor
Please note:
Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.
3 comments:
preciso da conclusao do biomas aquaticos e terrestre.
aaaaaaaaaaaaaa
testeeee
Postar um comentário