Foco

Te ajudamos a aprender o que precisar. Estude com dedicação!

Sonhe

Te ajudamos a alcançar seus objetivos através dos estudos!

Conhecer

O conhecimento apresentando o mundo de uma nova forma para você.
 

Monoteísmo

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são as três grandes religiões monoteístas, que creem em um só Deus.

ISLAMISMO

Islamismo vem de "Islam", que, em Árabe, significa submissão a Deus. Foi fundado pelo profeta Muhammad (570 – 632), na Península Arábica. Possui mais de 1,3 bilhões de adeptos. O islamismo baseia – se no livro sagrado Alcorão e nos atos, ditos e ensinamentos de Muhammad. Os muçulmanos acreditam na existência de um único Deus, Allah, que, por meio de um ato de misericórdia, criou a natureza. Consciente da debilidade moral da humanidade, Deus enviou profetas à Terra. Adão foi o primeiro profeta e recebeu o perdão divino (o islamismo não aceita a doutrina do pecado original), e Muhammad foi o último. Os muçulmanos creem nos profetas anteriores a ele, que incluem Jesus Cristo.

Este símbolo admite várias interpretações: para uns, é o casamento da lua com a Estrela D’Alva, fenômeno que ocorre em outubro com a “aproximação” aparente dos dois astros. A lua crescente com uma estrela também é o símbolo do Islã. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, nesse país cerca de 99% da população pertence ao islamismo. Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica

CRISTIANISMO

Fundado por Jesus Cristo no Oriente Médio. Esse fato marca o início da era cristã. Possui cerca de 1,9 bilhões de adeptos. O cristianismo segue a palavra e o exemplo de Jesus Cristo, Filho de Deus, que sacrificou sua vida na cruz por amor à humanidade. A doutrina é baseada na ressurreição de Cristo, na mensagem de fraternidade e na promessa de salvação e de vida eterna. No país destacam – se também as igrejas protestantes pentecostais.

Cruz foi adotada como símbolo pelo Cristianismo por causa de Jesus Cristo ter sido crucificado e representa a Santíssima Trindade: a extremidade superior representa Deus (o Pai) no Céu, a extremidade inferior representa Jesus Cristo (o Filho) na Terra e as duas extremidades horizontais representam o Espírito Santo. O símbolo usado pelo Cristianismo primitivo era o Peixe (Ichthys). Também ja foi utilizado o Peixe em antigas tradições Babilonicas de Satanismo e Paganismo, podem ate ser comparadas ao chapéu que o Papa utiliza, que se chama Mithra Dagon. A forma da cruz vária de acordo com cada tradição, como a cruz latinagrega, cópta, de Santo Antão, lábaro etc. Porém algumas culturas ligam as cruzes como forma de adoração do Paganismo, e não de  ao Cristianismo (que por sua vez nao é o catolicismo) mas sim a culturas [Satanicas] que distorcem a aparencia das coisas. A cruz só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século IV.

JUDAISMO

Fundado por Abraão, por volta do século XVII a.C, no Oriente Médio. Possui cerca de 13 milhões de adeptos.
O livro sagrado do judaísmo, Tora, contém a vontade de Deus expressa por meio de preceitos (mitzvot) que os homens devem seguir. A Tora é formada por cinco livros, o Pentateuco. O talmud (estudo, em hebraico), criação dos rabinos, expande as interpretações judaicas. Os judeus têm a convicção de ser o povo eleito e acreditam num Deus único. A crença tradicional judaica afirma que Deus vai enviar à Terra um “Mashiach” (Messias, em hebraico).

Estrela de Davi é o maior símbolo do Judaísmo. Também chamado de Estrela (ou escudo) de Davi, representa os elementos do universo água, fogo, terra e ar, sendo seus símbolos variações do triângulo. Mas não se pode afirmar que foi realmente o símbolo do Rei Salomão nem o do Rei Davi.

Poluição

domingo, 5 de janeiro de 2014

Poluição das Águas


O primeiro grande desafio que se coloca para a humanidade é a tomada de consciência de que não existe um suprimento inesgotável de água potável no planeta. Outro grande desafio da atualidade é reduzir o nível de degradação da água, por meio de medidas como conservação, melhoria de saneamento básico, redução da utilização de pesticidas, produção industrial mais limpa e gerenciamento do consumo.

A água é um recurso fundamental para a subsistência de todas as formas de vida no planeta. Esse recurso indispensável vem sofrendo grande pressão em várias partes do mundo, que deverá aumentar em função do crescimento da população e do aumento da produção agrícola e industrial.

São grandes os desafios para o gerenciamento do recurso ÁGUA, que envolve a solução de problemas como a escassez, degradação da sua qualidade e alocação adequada do seu uso.

As principais doenças transmitidas pela água poluída são:


  • Diarreia infecciosa
  • Cólera
  • Leptospirose
  • Hepatite
  • Esquistossomose

Poluição do Ar


 Dois poluentes relacionados à queima de combustíveis fósseis, o gás carbônico e o material particulado, causam grandes riscos à saúde humana.

Os poluentes atmosféricos não afetam apenas as pessoas das grandes cidades. São levados pela ação do clima a outras regiões e se depositaram sobre o solo e a água, causando acidez dos mesmos. Esse problema só pode ser contornado mediante a imposição de medidas drásticas pelos governos, que devem ser planejadas com a sociedade, visando à diminuição da emissão de poluentes atmosféricos.

As principais doenças causadas/ agravadas pelo ar poluído são:




  • Asma
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Enfisema
  • Câncer de pulmão
  • Doença cardíaca (ataque cardíaco ou derrame)
Caso você veja alguém fazendo queimadas, denuncie. Denunciar além de um belo ato de cidadania, pode livrar você de futuras doenças respiratórias. Queimar é crime! Pense nisso.

Poluição Sonora



Os efeitos da poluição sonora no organismo dependem da intensidade do som e do tempo de exposição a ele. A poluição sonora não afeta somente a audição, já que a exposição a sons muito altos também gera estresse e favorece distúrbios cardíacos, emocionais, gástricos, entre outros.

Para solucionar, ou pelo menos minimizar esse problema, algumas medidas podem ser tomadas, como promover campanhas educativas para que os motoristas só buzinem quando for ESTRITAMENTE necessário, não usem escapamentos aberto e não deem freadas violentas; obrigar o uso de tampões de ouvido para pessoas que trabalhem em locais barulhentos; conservar e ampliar as áreas verdes, pois elas funcionam como isolantes do som; Entre outras medidas que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.














Poluição do Solo


Um dos meios mais frequentes de poluição do solo é o lixo urbano, que, embora em sua maioria seja composto de matéria orgânica que pode ser decomposta por fungos e bactérias, também forma resíduos não-biodegradáveis, como por exemplo, o plásticos, que leva muitos anos para se decompor. Grande parte das sobras urbanas também são substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios.

Além de poluir o solo, o lixo jogado na terra infiltra-se e contamina a água subterrânea quando a chuva faz a lixiviação dos materiais do lixo, liberando substâncias nocivas.

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.